Diante da epidemia do COVID-19, muitas empresas cancelaram seus eventos e desmobilizaram seus locais de trabalho, visando evitar a proliferação do vírus, e a Debrief participa ativamente desse movimento preventivo.

O conteúdo a seguir é uma orientação rápida para que você saiba a quais tecnologias recorrer para que sua empresa ou equipe, na medida do possível, possa manter alguns dos processos essenciais de comunicação relacionados a:

  • marketing: eventos, seminários e conferências;
  • educação: aulas, treinamentos e workshops;
  • comunicação interna e/ou com parceiros
  • comunicação e colaboração em geral.

Como trabalhar em casa

Essa é a parte mais fácil, pois muita gente já utiliza recursos de trabalho remoto ou já tem esses recursos disponíveis. Aqui, além do telefone e e-mail, estamos falando de ferramentas como Whatsapp e Whatsapp Business, Facebook Messenger, Google Duo ou o velho e bom Skype, para você fazer a troca de mensagens e arquivos, mas também videochamadas e mensagens de voz, gratuitamente, entre duas pessoas ou pequenos grupos.

Com tantas tecnologias, o desafio maior de trabalhar remotamente é a disciplina pessoal; se este é o seu desafio, dê uma conferida nas diversas dicas disponíveis na web..

Como fazer reuniões online

Precisa se reunir online? Este é o caso mais comum: empresas e pessoas precisam se reunir em uma ‘sala virtual’ de reuniões com alguns recursos de apoio como compartilhamento de tela e agendamento entre os participantes.

Novamente, muitas empresas já possuem o Google Hangouts (para quem usa a G Suite, aplicativos Google para fluxos de trabalho) ou o Microsoft Teams (parte do Office 365, da Microsoft). Tanto o Hangouts como o Teams permitem que você crie reuniões compartilhando chat, áudio, vídeo e tela entre as pessoas de sua organização e também convidados externos.

Não possui G Suite nem Office 365, mas precisa de uma plataforma para reuniões online?

Experimente o Zoom, que possui uma camada gratuita com capacidade para pequenas reuniões com uma limitação de 40 minutos (convenhamos, boas reuniões cabem perfeitamente em 40 minutos) e ainda dispõe de recursos extras como o whiteboard, quadro para anotações colaborativas que substitui a velha lousa ou quadro branco da sua sala de reunião.

Se não precisa de tantos recursos e precisa apenas de um local rápido para colaborar, o Whereby (antigo appear.in), baseado na web, pode servir perfeitamente.

Vale lembrar que todas as soluções acima funcionam muito bem em desktops, tablets e smartphones.

Como fazer atividades com clientes

Por que se preocupar com marketing ou eventos com clientes neste momento crítico? Essa é uma pergunta honesta e requer uma resposta idem: quanto mais for possível sustentar atividades econômicas, melhor será para a manutenção dos empregos e da estabilidade social a curto e médio prazo, salvo nos casos raros onde a aceleração da atividade econômica poderia representar um risco à saúde pública.

Outro ponto: sejamos francos, algumas ações de marketing e eventos já podem ser executadas remotamente ou semi-presencialmente com algumas vantagens sobre a execução exclusivamente presencial, dentre elas: a alta disponibilidade dos participantes para participação remota (sem limitação de distância, trânsito, limite de pessoas no local), a capacidade de interação e de medição de engajamento, a redução de custos, entre outros.

Tecnologias martech para marketing e eventos

Se você precisa executar ações de marketing como eventos, palestras e até conferências, existem algumas soluções martech capazes de ajudá-lo a manter contato com seu público-alvo a qualquer hora, em qualquer lugar e com segurança. Nesse sentido, você pode combinar diversas ferramentas para atender aos seguinte cenários:

  • campanhas integradas para captação de participantes usando diferentes táticas, canais, mensagens e audiências
  • websites e apps para apresentação, registro e pagamento, disponibilização de conteúdo e engajamento antes, durante e depois do evento
  • aplicações para interação com palestrantes, patrocinadores, participantes em geral através de compartilhamento de conteúdo e conversas
  • a entrega do conteúdo online em si, seja através de gravação, apresentações com interatividade dos participantes, streaming em tempo real

Algumas das principais tecnologias para você poder fazer eventos virtuais:

  • Zoom, Adobe Connect, Webex Event Center, GoToWebinar e outras mais imersivas como ON24 e Bizzabo entregam o principal: a experiência online do evento através de recursos de colaboração online para reuniões, treinamentos e eventos;
  • ferramentas de CRM e automação de marketing (Hubspot, Sharpspring, Marketo, Salesforce Marketing Cloud, entre outras) orquestram e-mails, SMS e outros canais de comunicação para aquisição de participantes);
  • Sympla e Eventbrite cuidam de registros, pagamentos online e notificações para os participantes;
  • Os diversos CMS (WordPress, Drupal, Adobe Experience Manager, Webflow e outros tantos) hospedam sites completos sobre o evento e seu conteúdo.

Esse cenário de integração de ferramentas, dados e processos é perfeitamente possível para projetos dos mais variados tamanhos, desde eventos únicos até franquias de engajamento contínuo, como os eventos TED. São inúmeras as possibilidades de configuração de processos, dados e tecnologias para realizar eventos online.

Qual ferramenta (ou combinação) melhor atende a sua necessidade?

Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre o que você precisa atingir com seus eventos, treinamentos ou reuniões online, com base nisso, planejamos e montamos a configuração para o seu caso.

Educação e Treinamentos

Muitos profissionais estão em home-office neste momento, sendo que alguns conseguem desempenhar suas tarefas remotamente, e outros infelizmente não conseguem devido à natureza de suas ocupações. Uma boa alternativa para quem está em casa mas não consegue exercer sua função é dedicar tempo à treinamento e capacitação, mantendo esse profissional útil, integrado à organização e preparado para retornar assim que possível.

Da mesma forma que no marketing, a tecnologia para treinamento e capacitação à distância também está bastante madura. Alguns dos desafios do ensino online que a tecnologia pode ajudar, especialmente neste momento de restrições à circulação:

  • disponibilização de aulas em tempo real, nas modalidades assíncrona e em tempo real
  • colaboração ativa e em tempo real entre alunos, monitores, coordenadores e professores
  • interação entre estudantes para a realização de exames e atividades individuais e em grupo
  • garantia, quando necessário, da integridade dos exames exames e da validade de certificações
  • manutenção do engajamento e concentração do aluno durante períodos síncronos de estudo

Além de ferramentas como a Zoom, Adobe Connect Trainings, Cisco Webex Training Center e GoToTraining, que novamente entregam uma boa experiência de aula, entram em cena recursos de EAD de plataformas como Moodle, Google Classroom, Blackboard e nos LMS como Edools, EADBox e outros tantos pagos ou gratuitos, que podem facilmente atender a migração de programas instrucionais de curta duração.

O mercado de EdTech é mais amplo e neste artigo não vamos nos estender em casos de uso de educação regular (ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação) pois estes demandam um planejamento profundo dos requisitos técnicos e pedagógicos. Se você lidera alguma instituição de ensino, recomendo acessar o panorama EdTech feito pela Liga Ventures.

Que tecnologia escolher? Por onde começar?

Tem dúvidas sobre qual ferramenta – ou combinação – poderia atender melhor à sua necessidade? Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre o que você precisa atingir e, com base nisso, planejamos e montamos a configuração para o seu caso.

Acreditamos que o problema da COVID-19 vai passar, mas vai deixar como legado uma maior digitalização da forma como trabalhamos, aprendemos e colaboramos. Esperamos que as orientações acima possam ajudar você e sua empresa a dar os primeiros passos nesse processo, hoje e daqui para frente.